top of page

MINICURSOS

Minicurso 2:

Gênero e Ensino de História na Educação Básica

 

Coordenadora:

Doutora Fernanda Cássia dos Santos / Universidade Federal de Uberlândia / fernanda.cassia@ufu.br / http://lattes.cnpq.br/7697763063162557

Resumo:


As relações de gênero atravessam a sociedade como um todo, constituindo-se como um dos eixos centrais que organizam as experiências humanas no mundo social. Sexualidade e gênero são dimensões produzidas por efeitos de poder e se transformam de acordo com os valores sociais de cada época. Neste sentido, cada cultura constrói suas noções de gênero, representando atividades como femininas e masculinas e definindo modelos ideais de masculinidade e de feminilidade. Articulados a noções de classe, raça e sexualidade, esses discursos normativos permeiam o meio social e muitas vezes são reproduzidos no espaço escolar. Se por um lado, no entanto, a escola é um espaço de reprodução das desigualdades sociais, culturais e de gênero, pode ser também um ambiente de reflexão, conscientização e de desconstrução dessas assimetrias. Assim sendo, essa oficina pretende discutir possiblidades de trabalho com temas referentes às relações de gênero e à sexualidade em aulas de História voltadas para a educação básica, a partir de uma leitura do contexto escolar e dos materiais didáticos disponíveis para o trabalho do professor. Neste sentido, o primeiro encontro será voltado para uma discussão teórica acerca dos desafios e possibilidades do trabalho com questões de gênero em sala de aula no contexto atual e o segundo para o compartilhamento de recursos didáticos, experiências e propostas de trabalho que possam ser colocadas em prática pelos professores de História.

 

Referências:


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Brasília, DF: MEC / SEF. Brasília: MEC / SEF, 1997. MEYER, Elisabeth [et ali]. Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997. GANDELMAN, Luciana M. Gênero e Ensino: parâmetros curriculares, fundacionismo biológico e teorias feministas. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009. DELGADO, Andréa Ferreira. Por que pesquisar- ensinar História sob a perspectiva das relações de gênero? História & Ensino: Londrina, v.3, pp.37- 45, abr.1997. SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. In.: Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 336, maio-agosto/2011. MOLINA, Luana Pagano Peres. Gênero, sexualidade e ensino de Histórias nas vozes de adolescentes. In.: Antíteses. v. 6, n.12. p. 489-525. Jul./Dez. 2013. FRANÇA, Fabiane Freire. CALSA, Geiva Carolina. A problematização dos saberes de gênero no ambiente escolar: uma proposta de intervenção à formação docente. In.: Antíteses, v. 4, n. 7, p. 203-222, jan./jun. 2011. VIANNA, C.P. & UNBENHAUM, S. (2006). Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, CEDES, 27(95), p. 407-428.

bottom of page