HOSPEDAGENS
LOCALIZAÇÃO
LOCALIZAÇÃO
O fazer historiográfico na contemporaneidade
30/10 a 01/11/2018 | Curitiba-PR
Simpósio Temático 8:
História e mídia impressa: temas, perspectivas e metodologias
Coordenadores:
Doutora Gilvana de Fátima Figueiredo Gomes / UNESP, Campus de Assis / fichamentoshistoria@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/1125722378338534
Mestre Rodolfo Grande Neto / Unicentro / CAPES / rodolfograndeneto@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/3918040605776284
Mestra Thaís Fleck Olegário / UFRGS / fleckolegario@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/2467108747383976
Resumo:
O Simpósio Temático pretende reunir pesquisadores(as) que se dedicam à análise da mídia impressa brasileira (jornais, revistas, almanaques, panfletos, entre outros), sejam de circulação local ou nacional. Compreendida como uma das mais relevantes formas de transmissão de informação das sociedades urbanas e industriais, as mídias impressas têm sido problematizadas e caracterizadas em função dos circuitos culturais que percorrem, a saber: produção, circulação e recepção. Como fonte ou como objeto de análise, essa tipologia documental pode ser abordada através de chaves interpretativas e tomada como massiva, erudita ou popular. Além disso, permite a problematização do passado, através de seus recursos formais como títulos, formatos, soluções gráficas, organização do material textual e imagético, mas também do conteúdo, ou seja, os projetos, valores e ideais defendidos, bem como daqueles que se envolveram diretamente na sua elaboração e circulação; em outra via, os estudos de recepção têm demonstrado as negociações e apropriações criativas que operam a partir de projetos defendidos em jornais, revistas e panfletos. Do mesmo modo, tem crescido o uso de fontes periódicas disponíveis em acervos digitais, há no Brasil diversas plataformas que disponibilizam acervos para consulta presencial e/ou online, como por exemplo, a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (HDBN). Com o advento da utilização de fotografias em alta resolução e aplicação da tecnologia OpticalCharacterRecognition (OCR) para digitalização de arquivos, tornou-se possível a realização de buscas nominais e específicas o que implica na ampliação das possibilidades de pesquisa desse tipo de fonte.Nesse amplo rol de possibilidades, emergem diversas metodologias que demonstram a diversidade de recursos empregados por historiadores(as) na construção do passado. Diante disso, o debate proposto visa a publicização e discussão de diferentes experiências de pesquisa - no que respeita a temas, abordagens e metodologias relacionadas à mídia impressa.Ademais, são pontos que podem ser discutidos neste simpósio: os problemas concernentes à consulta imediata da mídia impressa e a consequente produção de “verdades” acessíveis e inquestionáveis; a análise dos conteúdos, seu contraste com outros documentos e sua relação com a sociedade;o acesso aos acervos online;a formulação de bancos e bases de dados;a personalização de buscas em acervos documentais digitalizados eproblematizações concernentes ao tratamento do volume de informações.
Palavras-chave: Mídia impressa; Imprensa no Brasil; cultura impressa; acervos digitais.
Referências:
AGUIAR, Leandro Coelho de. Uso de bases de dados pela historiografia: práticas, metodologias e seus impactos na preservação, recuperação, disseminação e acessibilidade das informações históricas. In: Anais do XX Encontro Regional de História. ANPUH/RS: Franca, 2010.
BAHIA, Benedito Juarez. História da imprensa brasileira: Jornal, história e técnica. 5. Ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
BARBOSA, Socorro de Fátima P. Livros e periódicos nos séculos XVIII e XIX. João Pessoa: Editora UFPB, 2014.
BRIGGS, Asa. BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
DE LUCA, Tania Regina (Org.). História da imprensa no Brasil. São Paulo. Contexto, 2008.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTINS, Ana Luiza. PONS, Anaclet. Guardar como. La historia y las fuentes digitales. Historia Crítica, n. 43, p.38-61, enero-abril, 2011.
TAVARES, Célia Cristina da Silva. História e informática. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 301-317.